quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Em Minas Gerais - PARTE 4

Finalmente saímos da selva de pedra chamada São Paulo e estamos vivendo a paz e a beleza de Minas Gerais. Não conseguimos ônibus para São João Del Rei na segunda de manhã, então compramos a passagem da noite. Chegamos assim que amanheceu o dia e já nos familiarizamos com o Centro Histórico.
Caminhar pela cidade é uma delícia. Andamos muito pelas ruazinhas meio desencontradas que sempre vão dar em alguma igreja grande e antiga.
E falando em igrejas, nunca vi um número tão grande em um espaço tão pequeno. Um pequena vista panorâmica da cidade já as revela - três, quatro, cinco delas - e todas belíssimas.
Ficamos em um hotel que data de 1898, bem em frente a Estação Ferroviária. Entre o hotel e a estação tem uma praça com um chafariz aberto que molha a gente quando sopra o vento. Uma surpresa super divertida e muito bem-vinda nesse calor.
Come-se muito bem aqui, e uma comida deliciosamente barata. Os lugares são aconhegantes e cheios de cor. Dois dias e já nos sentimos na casa de parentes não muito distantes.
É até engraçado pensar que São João é uma cidade relativamente grande (tem mais de cem mil habitantes), mas com uma cara de cidade pequena que chega a enganar. As pessoas se conhecem e se cumprimentam, sentam nas praças pra conversar. As lojas fecham às cinco da tarde e depois das onze quase não existe barulho por aqui.
Amanhã seguimos de trem para Tiradentes. Um presente pro Malta, que está de aniversário hoje.
Ainda vamos completar o chamado "Ciclo do Ouro" e conhecer Congonhas, Ouro Preto e Mariana. Não vejo a hora de seguir viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário